TMA POA - O Fórum da Terminal Palegre

Fórum que reúne informações sobre o Aeroporto de Porto Alegre e demais aeródromos dentro da TMA.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 SSNH: Novo Hamburgo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 104
Data de inscrição : 17/02/2012

MensagemAssunto: SSNH: Novo Hamburgo   Dom Fev 19, 2012 12:22 pm

NOVO HAMBURGO / Novo Hamburgo, RS SSNH 29 41 46S/051 04 54W
PUB 5ESE UTC-3 20 (66)
02 – (1200 x 80 SAI 1500Kg/0.50MPa) – 20
CMB – PF SER – S2
RMK – (*) OBS ACFT, planadores e ultraleves em vôo de instrução próximo ao AD.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://tmapoa.forumeiros.com
Felipe Rodrigues



Mensagens : 80
Data de inscrição : 17/02/2012
Localização : CXJ/PET

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Dom Fev 19, 2012 1:25 pm



Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.palegreaovivo.blogspot.com
Dion Souza

avatar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 27
Localização : Novo Hamburgo

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Dom Fev 19, 2012 7:28 pm

Belíssimas imagens aéreas, parabéns Felipe! Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin


Mensagens : 104
Data de inscrição : 17/02/2012

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Dom Fev 19, 2012 7:33 pm

Vamos combinar para quando ocorrer paraquedismo, mostrar aqui no fórum a rotina de operações do PT-BMZ e demais aeronaves em Novo Hamburgo!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://tmapoa.forumeiros.com
Dion Souza

avatar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 27
Localização : Novo Hamburgo

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Dom Fev 19, 2012 7:47 pm

Com toda a certeza, me prontifico em fazer uma cobertura completa sobre a operação de paraquedismo que acontece todos os finais de semana no aeródromo. Em breve!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dion Souza

avatar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 27
Localização : Novo Hamburgo

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Dom Fev 19, 2012 8:47 pm

Bueno pessoal, dando inicio aos trabalhos, toda a semana irei postar informações e detalhes sobre as aeronaves residentes de SSNH.
Hoje começo com o nosso glorioso Embraer EMB-711B Corisco.

MATRÍCULA: PT-NSI

Fabricante: NEIVA
Modelo: EMB-711B
Número de Série: 711234
Tipo ICAO : P28R
Tipo de Habilitação para Pilotos: MNTE
Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem: 1248 - Kg
Número Máximo de Passageiros: 003
Categoria de Registro: PRIVADA INSTRUÇÃO




O Embraer EMB-711B Corisco é derivado do Piper PA-28R-180 Cherokee Arrow, fabricada no Brasil pela Embraer sob licença da Piper Aircraft.

O Corisco se caracteriza por sua hélice de passo variável, com velocidade constante, trem de pouso retrátil, capacidade para 4 pessoas (1 piloto+3 passageiros), o modelo EMB-711B possui empenagem em “T” , e a utilização de um motor Lycoming “IO-360-B1E” de 180HP ou a opção de uma outra versão, derivada do PA-28R-200, com motor Lycoming “IO-360-C1C” de 200HP.

Sua fuselagem construída com liga de alumínio em uma estrutura semi-monocoque, o avião carrega um total de 77 galões de combustível divididos em 2 tanques de asa.

Excelente aeronave, de desempenho médio e muito usada pelo aeroclube para instruções de voos IFR de navegação noturna, sempre com pousos em PALEGRE, o "Coriscão" carinhosamente assim apelidado por nós de SSNH, é um bravo veterano do aeroclube, com custo de aproximadamente R$ 700,00/hora é uma boa opção para quem esta fazendo a carteira de PC.



Até a próxima!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Renan Dei Svaldi

avatar

Mensagens : 43
Data de inscrição : 17/02/2012
Localização : SSSC

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Ter Fev 21, 2012 7:27 pm

Legal Dion!
mas bá, R$700,00 tá pesadinho pro Corisco...
tá operando FULL IFR?

Abraço

Renan Dei Svaldi
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dion Souza

avatar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 27
Localização : Novo Hamburgo

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Sex Fev 24, 2012 8:26 pm

Renan eu me passei no preço do Corisco..
o preço da hora de voo é R$450,00 e ele não é FULL IFR

Abraço..
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Renan Dei Svaldi

avatar

Mensagens : 43
Data de inscrição : 17/02/2012
Localização : SSSC

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Sab Fev 25, 2012 8:02 pm

ah, tranquilo... suspeitei que tava fora da casinha!
Valeu Dion! Very Happy

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dion Souza

avatar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 27
Localização : Novo Hamburgo

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Sab Fev 25, 2012 11:32 pm

Bueno moçada, dando sequencia as postagem sobre as aeronaves residentes de SSNH, esta semana trago-lhes o nosso Cessna 172M Skyhawk.

MATRÍCULA: PT-JME

Fabricante: CESSNA AIRCRAFT
Modelo: 172M Skyhawk
Número de Série: 17262938
Tipo ICAO: C172
Tipo de Habilitação para Pilotos: MNTE
Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem: 1043 - Kg
Número Máximo de Passageiros: 003
Categoria de Registro: PRIVADA INSTRUCAO
Data da Compra/Transferência: 180996





O Cessna 172 tem reputação de aeronave extremamente fácil de pilotar e robusta. Bastante estável, é apreciada para vôo de lazer e viagem. Com baixa carga alar (peso / área das asas) e asas de perfil convencional de alta sustentação, pode operar em pistas curtas e mal preparadas (saibro, cascalho, grama, etc).
Os flaps são do tipo slotted (fenda), e defletem em ângulo de até 40 graus. A atuação dos mesmos é elétrica, com motor instalado na asa direita comandado através de switch no painel.
As asas são do tipo alta semi-cantilever e o trem de pouso é do tipo triciclo, fixo, com amortecedores do tipo lâmina no trem principal e hidráulico no trem do nariz e rodas carenadas.

Com um motor Lycoming IO-360-L2A a pistão, com 4 cilindros horizontalmente opostos, refrigerado a ar e com transmissão direta, 360 polegadas cúbicas de deslocamento, proporcionando-lhe uma potência: 160 hp a 2,400 rpm, não deixa a desejar em desempenho, este possui um teto operacional de 14.000 pés e uma razão max. de subida de 720 ft/min.

Então pessoal, falei um pouco do saudoso "MIKE ECHO", velho guerreiro de SSNH, muito usado para instruções e voos panorâmicos, tem um preço de aprox. R$370,00/hora e seus horários de voo sempre lotados. Até a próximo post... Very Happy

Abraço!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ton Alano



Mensagens : 9
Data de inscrição : 28/02/2012

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Qua Fev 29, 2012 5:56 am

Gostei das aeronaves do aero de novo hamburgo, cessnão lindo de mais!
Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
hexsel



Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2012

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Seg Mar 05, 2012 9:53 am

Me matriculei no para o curso de PP agora na última sexta-feira (02/03/2012) e fui super bem recebido pelo pessoal de lá. A estrutura do local me pareceu bem bacana. Assim que possível posto alguma coisa do que anda "circulando" por lá.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
hexsel



Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2012

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Ter Mar 06, 2012 7:53 pm

Hoje estive por lá no período da tarde. Fora os residentes, contamos hoje com a presença do PP-FSJ (Baron 58) e claro dos incontáveis TGL´s da Born to Fly por lá. Curiosidade é que não sabia de as decolagens ocorrerem sempre pela cabeceira 20, mesmo que com vento de cauda.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin


Mensagens : 104
Data de inscrição : 17/02/2012

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Ter Mar 06, 2012 8:05 pm

Vistes o PT-WDP por lá?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://tmapoa.forumeiros.com
Felipe Rodrigues



Mensagens : 80
Data de inscrição : 17/02/2012
Localização : CXJ/PET

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Ter Mar 06, 2012 8:08 pm

Hexsel, opero com frequencia em SSNH e por alguma coincidencia que nao sei explicar, decolei SEMPRE pela 02 e NUNCA pela 20...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.palegreaovivo.blogspot.com
hexsel



Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2012

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Ter Mar 06, 2012 8:15 pm

Negativo. Se estava por lá, devia estar hangarado e bem escondido! lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dion Souza

avatar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 27
Localização : Novo Hamburgo

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Ter Mar 06, 2012 8:33 pm

A decolagem pela 02 é difícil de se ver, mas já vi, só que é mais arriscada, devido a um morro logo no final da pista, e por ser uma área com bastante casas e prédios fica difícil pousar em emergência logo apos a decolagem por exemplo... por isso optamos pela 20, por ter uma grande área de escape e menos casas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
hexsel



Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2012

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Qua Mar 07, 2012 7:03 am

Certo Dion, a segurança e o conforto de ter uma área de escape decolando mono é fundamental. Mas digamos que a decolagem foi realizada pela 20, já com vento de cauda e no retorno após o voo o vento ficou superior aos 5kt. Podemos pousar pela 02 sem restrições?





Abraços
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
hexsel



Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2012

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Qua Mar 07, 2012 3:48 pm

Sei que as minha perguntas podem parecer tolas, mas como estou começando agora, estou sedento de conhecimento, hehehe. Até para não cometer nenhuma caga&%.







Abraços
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dion Souza

avatar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 27
Localização : Novo Hamburgo

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Qua Mar 07, 2012 6:05 pm

1° A decolagem é sempre feita pela 20 (muitas destas decolagens, é em instrução) por questão de segurança, isso ñ quer dizer que ñ possamos decolar pela 02, assim como o nosso amigo Felipe Rodrigues Laughing

2° Se decolarmos pela 20 com vento de cauda, o único problema será a grande extensão de pista que será usada na corrida de decolagem, sabendo que a pista de SSNH tem 1200m x 80m, uma baita pista por sinal.

3° Respondendo a sua pergunta: "e no retorno após o voo o vento ficou superior aos 5kt. Podemos pousar pela 02 sem restrições?" Com certeza! Lembrando que sempre pensamos na segurança, neste caso o vento pra pouso na 02 seria de proa, o que nos da uma situação de pouso muito confortável.

Abraço!


CAVOK!

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Felipe Rodrigues



Mensagens : 80
Data de inscrição : 17/02/2012
Localização : CXJ/PET

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Qua Mar 07, 2012 6:52 pm

assim, sim!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.palegreaovivo.blogspot.com
hexsel



Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2012

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Qui Mar 08, 2012 7:06 am

Valeu pelas explicações!! Matastes todas as minhas dúvidas com tiro de 12 na cara.







Abraço!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Felipe Rodrigues



Mensagens : 80
Data de inscrição : 17/02/2012
Localização : CXJ/PET

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Sex Mar 09, 2012 2:31 pm

mah credo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.palegreaovivo.blogspot.com
Dion Souza

avatar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/02/2012
Idade : 27
Localização : Novo Hamburgo

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Dom Mar 11, 2012 10:01 pm

Tchê, esta semana trago até vocês o nosso velho de guerra, PIPER PA18 Super Cub

MATRÍCULA: PP-GKX

Fabricante: PIPER AIRCRAFT
Modelo: PA-18
Número de Série: 18-543
Tipo ICAO : PA18
Tipo de Habilitação para Pilotos: MNTE
Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem: 680 - Kg
Número Máximo de Passageiros: 001
Categoria de Registro: PRIVADA INSTRUCAO
Número dos Certificados (CM - CA): 3183
Data da Compra/Transferência: 14/05/91
Situação de Aeronavegabilidade: Normal





História
O Piper PA-18 é um avião monomotor, com trem de pouso fixo, bequilha, asa alta, bilugar, que possui dois assentos na maioria das configurações. O Super Cub é uma das mais bem sucedidas aeronaves feitas pela Piper, com produção que abrange mais de quatro décadas. O PA18 foi o ultimo modelo desenvolvido a partir da aeronave original, o CUB J3. O Super Cub permaneceu em produção pela Piper até 1981, quando quase 7500 aeronaves tinha sido construído ao longo de um ciclo de produção ininterrupta de 32 anos.

Performance
PA-18 - Envergadura 10.73m, comprimento 6.88m, altura de 2.02m. Asa área de 16.6m2.
PA-18 - 429 kg vazios, máximo de decolagem 794 kg.
PA-18 - Velocidade máxima de 210 kmh (113kt), velocidade de cruzeiro máxima 185 kmh (100kt), velocidade de cruzeiro econômico 170 kmh (90kt). Taxa inicial de 960ft/min subida.
PA-18 - Motor de 150hp Lycoming O-320

Bueno, posso falar com muito certeza aos meus amigos leitores deste fórum, que o "PA" é uma aeronave muito dócil e fácil de se pilotar, porque estou fazendo a minha carteira de PP nele, é ACFT de ótimo custo/beneficio para o aeroclube, porque hoje ele é o mais utilizado para voos de instrução, reboque de planadores e também de faixas. O "PA" é a aeronave que tem a hora de voo mais barata dentre as outras aeronaves, seu custo hora/voo é de R$ 290,00, na região é uma ótima opção, pois você não vai encontrar uma aeronave de 150HP por este preço.

Abraço e boa semana a todos!
CAVOK!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Renan Dei Svaldi

avatar

Mensagens : 43
Data de inscrição : 17/02/2012
Localização : SSSC

MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   Dom Mar 11, 2012 10:21 pm

Show de bola Dion!
Maquinão, clássico e voa muito... e também gosta de ficar no ar o bichinho, flare é uma luta! Laughing

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: SSNH: Novo Hamburgo   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
SSNH: Novo Hamburgo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Tutorial Entelagem do BIG
» CDK Rio Grande do Sul, 10 CAROS!!! Confira as fotos na pag. 5!
» Triozinho montado! NITRO 700W RMS + Hurricane ha4250
» Celta 2006/Parati 1995/ Pickup 147
» Mini Detalhe Caixa de Rodas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
TMA POA - O Fórum da Terminal Palegre :: TMA POA :: Geral-
Ir para: